sábado, 20 de fevereiro de 2016

SALMO 30:1-8 EM DEFESA DO CHORO

EM DEFESA DO SALMO 30:1-8

 SALMO 30:1-8. Em defesa do chora: O choro pode durar uma noite, mas a alegria mas vem pela manhã

Toda vez que as pressões e frustrações da vida se agravam a gente põe tudo de lado e vai ao cinema ou teatro: “Escolhe um bom filme sentimental e romântico, e chora como se fosse uma criança”, diz a si mesmo.

"A Bíblia parece ser um bom lugar para aprendermos a respeito das emoções humanas? Considere Gálatas 5:22-23, que diz que “o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.” Quantos destes frutos são emoções ou estão intimamente ligados a emoções? Tratar problemas de choro não é mental se sua tese é que usar as drogas atuais é como jogar pedras dentro de uma máquina sofisticada. As drogas simplesmente pioram o problema. Não estou qualificado para dizer se a ciência tem ou não as respostas, mas vamos pular para a nossa série de estudos bíblicos e ver que respostas estão na Bíblia!"

Porém uma jovem, digamos que você é mãe de três filhos pequenos, adota sistema parecido com o que contei acima, aí os meninos se irritam por demais, ou falta dinheiro no orçamento da casa e não dá de jeito algum para outros compromissos como roupas de invernos, verão, aí resolve mandar as crianças para casa da avó passar uma tarde, põe um CD novo no Play e começa a chorar. Com apenas uma hora você estará apta a enfrentar o mundo.Haverá pessoas que vai achar isso uma fraqueza de sua parte, sentimentalismo e lamuria, e diz que é sentimento barato, isto foi o meio que você encontrou na realidade um meio inofensivo e eficaz de libertar-se porque sem isso poderia lhe ser prejudiciais.*As lagrimas não são fatalmente indicio de emoção profunda, resultam mais frequentemente de um acúmulo de sentimentos superficiais, como: Frustrações, irritações, fadigas, que necessitam de libertações repetidas, o choro pode reduzir a pressão emocional e com isso alivia tensões que podem chegar a afetar-nos fisicamente e espiritualmente.Muitas doenças físicas são agravadas por não chorarmos diante desta situação para achar um alivio nas lagrimas, muitos médicos psicanalistas, diz que uma asma nervosa, por exemplo, é muito semelhante ao controle rígido que impedem de você chorar, pode ser um acesso de asma, caracterizado por soluços que as vezes vem quando queremos parar de chorar entre cortados, é como chorar também. Mas tal sintoma não sobrevém o alivio das lagrimas.


Tem o aspecto das enxaquecas e outros sintomas que sentimos ao ficarmos angustiados: Aquele “nó” na garganta, o “peso” no peito, ou quando sentimos que temos uma “cinta” ao redor da cabeça apertando, como fosse um controle em excesso. Só ha uma saída para aliviar alem do choro: Cantai o que fala o Salmista: Cantai ao Senhor, vós que sois seus santos, e celebrai a memória da sua santidade. Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Salmo 30:4-5) O choro pode durar uma noite...mas desaparecerá pela manhã, este amanhã no choro seja uma coisa natural, a sociedade criou vários tabús e restrições. Principalmente os homens que não choram, nem devem nunca chorar em público, tenho escrito sempre este termo que homem também chora, não só nesta hipótese? Que o homem chore diante de uma desgraça, as mulheres tem este direito de chorar em público tais como: Casamento, cerimonias sentimentais, motivos particulares como: Decepção amorosa, sem exceder os limites.


Quanto as crianças citadas na casa da avó, espera-se que se restrinjam suas lágrimas aos momentos de uma dor física, ou mesmo pelo medo, é costume a os adultos repreende-los do choro, e quando repreendidas choram de raiva diante da frustração da infância e serem submisso aos mais velhos pela obediência.


Existem povos liberais para o choro, os italianos não se envergonham de chorar em todas as ocasiões emotivas, e em muitos espetáculos de heroísmo ou patriotismo com justificativa para lagrimas. Até os orientais calmos e controlados acham motivos para suas lagrimas diante de muitas desgraças eles também choram, com direito ao alívio das lágrimas.


Sem exceção todos choramos, bem mais do que confessamos, você pode ser um homem másculo, mas vai derramar lágrimas depois de período de extrema tensão, ao conseguir uma vitória difícil, passar numa prova de vestibular, ou até mesmo nas frustrações da vida não conseguir conter as lagrimas.


Espero que aprendemos lidar com nossos filhos, com vizinhos, e companheiro, do serviço, da sua igreja, com aparência de calma e segurança em Cristo Jesus, enfrentamos coisas catástrofes, sem perder o controle, sem exagero porque isso é desnecessário, chorara em virtude de uma situação que se encontravam: A mãe com os filhos na casa da avó, a avó preocupada com as crianças que não podia chorar pois ela o repreendia e eles tinha medo por serem crianças tinha que obedecer.


A Mulher chorava por causa da música, sua mãe por causa das condições financeira da filha em encontrar um recurso para a libertação de suas que emoções não fosse prejudicial ou constrangedora para ambos.

A Bíblia Sagrada diz que há” Um tempo de chorar”. Eclesiastes 3:1-8

"Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu: tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter, tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de lançar fora, tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz.

Se você escolher cuidadosamente a oportunidade, talvez na igreja ou em um concerto de música gospel, talvez em um cinema como hoje está sendo mostrado nos templo, ou na sua intimidade do seu quarto, como recomendou Jesus: Fecha a porta e ora onde os escribas não te veja, podemos usar esta válvula de segurança onde teus filhos não assistam o teu choro, e tornar-se natural reduzir a pressão de suas tensões. “Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará” (Mateus 6:6-7)

0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Bom? Medio? Ruim?
De sua opinião:

Todas serão respondidas.