segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

João 14:4-6 Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim

O POVO QUE É DE DEUS OUVE A PALAVRA DE DEUS

O povo que é de Deus, ouve a Palavra de Deus, quando um pastor te orientar a fazer um propósito com  Deus, observe que ele está falando a Palavra de Deus, ele não tem o direito de te cobrar resultado sobre nada, ele tem que desdobrar em oração pela fé, e ninguém tampouco tem o direito de lhe interrogar fazendo pergunta: E daí resolveu o problema? Fez como o pastor mandou? Olha nos oramos também. Não temos que ficar falando para o irmão, mesmo porque é uma responsabilidade dele com Jesus, é Jesus Cristo que vai interceder sobre tudo, e nós só devemos orar e sempre agradecer.

Perguntar não faz mal! Faz sim, quando se trata das coisas de Deus, ou queremos parecer com o apostolo Tomé? São obras do Pai e o Filho sim, este pode cobrar do Pai, por que ninguém vai ao Pai a não ser pelo filho dele o Senhor Jesus.
"Vocês conhecem o caminho para onde vou". Disse-lhe Tomé: "Senhor, não sabemos para onde vais; como então podemos saber o caminho? Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. 

Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim."   (João 14:4-6)
Pregadores da Palavra que querem mérito junto ao povo, ou a sua congregação, buscam um lugar no alto (púlpito) esbanja profetadas e depois pergunta ao fiel: ai meu irmão Deus te abençoou? Lembra que te falei!

Para fazer prova devemos arar para o irmão em dificuldade, para que Jesus abençoe e restaure a sua vida, quando essa benção chegar na vida desta pessoa, os sinais Jesus mostrará na sua vida, aquele que foi abençoado pela misericórdia do Senhor, virá até você e falará sobre a benção ou bençãos, ele jamais esquecerá daquilo que ouviu de sua boca.

Lembra-se quando Jesus curou os dez leprosos, e somente um voltou para agradecer, o Mestre não perguntou ele confirmou: Não eram dez e os outros?
Tenha certeza, ao ouvi um conselho e tomar como uma bussola que vai nortear sua vida, voce irá ser benevolente e fidedigno a pessoa que que te orientou, não é preciso porque o Senhor Jesus o fará por você, é como estivesse construído uma ponte sobre as águas do sofrimento e conduzido a praia da felicidade.

Hoje somos pessoas eleitas e vivemos  debaixo da graça e não mais na lei, mas temos que respeitar e buscar os mandamentos e os estatutos.
Porém, recordem que os homens de Deus, em tempos antigos, se deleitavam grandemente nos mandamentos do Senhor. Sentiam muito respeito pelos preceitos de Jeová, e amavam Sua lei. 

Se alguém dá as costas e recusa a ouvir sobre os deveres e as ordenanças, temo que não ame a Palavra de Deus em sua plenitude. Quem não a ama em sua amplitude, não a ama em sua totalidade. "Aqueles que buscam fama pergunta ao que está do lado: Parece que ele leu o que escrevi, ou alguém falou a ele, ou pergunta voce já leu o que escrevi, se deleitam com o que ouve busca informar deixando de ouvi o conteúdo que Deus está falando".

Por outro lado, os que se deleitam com a pregação de deveres, mas não dão importância às doutrinas da graça, estão igualmente equivocados. Eles dizem: “valeu a pena escutar esse sermão, pois tem a ver com a vida diária.” Agrada-me muito que pensem assim, porém, se, ao mesmo tempo, rejeitam outros ensinos do Senhor, vocês possuem sérias falhas. Jesus disse: “O que é de Deus, ouve as palavras de Deus.”

Temo que, se consideram que uma porção das palavras do Senhor são indignas de sua consideração, vocês não são de Deus. Amados irmãos, nós valorizamos as palavras do Senhor em toda sua extensão, e estamos propensos atenção dos incrédulos, até mesmo de cristãos que se omitem a evangelizar com medo de serem humilhados.

Quero finalizar deixando um texto muito importantes para aqueles que buscam no Senhor a salvação d
iz a Palavra: Se humilhar é bom mas ser humilhado é tudo, "Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra". (2 Cr. 7:14)

sábado, 20 de fevereiro de 2016

SALMO 30:1-8 EM DEFESA DO CHORO

EM DEFESA DO SALMO 30:1-8

 SALMO 30:1-8. Em defesa do chora: O choro pode durar uma noite, mas a alegria mas vem pela manhã

Toda vez que as pressões e frustrações da vida se agravam a gente põe tudo de lado e vai ao cinema ou teatro: “Escolhe um bom filme sentimental e romântico, e chora como se fosse uma criança”, diz a si mesmo.

"A Bíblia parece ser um bom lugar para aprendermos a respeito das emoções humanas? Considere Gálatas 5:22-23, que diz que “o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.” Quantos destes frutos são emoções ou estão intimamente ligados a emoções? Tratar problemas de choro não é mental se sua tese é que usar as drogas atuais é como jogar pedras dentro de uma máquina sofisticada. As drogas simplesmente pioram o problema. Não estou qualificado para dizer se a ciência tem ou não as respostas, mas vamos pular para a nossa série de estudos bíblicos e ver que respostas estão na Bíblia!"

Porém uma jovem, digamos que você é mãe de três filhos pequenos, adota sistema parecido com o que contei acima, aí os meninos se irritam por demais, ou falta dinheiro no orçamento da casa e não dá de jeito algum para outros compromissos como roupas de invernos, verão, aí resolve mandar as crianças para casa da avó passar uma tarde, põe um CD novo no Play e começa a chorar. Com apenas uma hora você estará apta a enfrentar o mundo.Haverá pessoas que vai achar isso uma fraqueza de sua parte, sentimentalismo e lamuria, e diz que é sentimento barato, isto foi o meio que você encontrou na realidade um meio inofensivo e eficaz de libertar-se porque sem isso poderia lhe ser prejudiciais.*As lagrimas não são fatalmente indicio de emoção profunda, resultam mais frequentemente de um acúmulo de sentimentos superficiais, como: Frustrações, irritações, fadigas, que necessitam de libertações repetidas, o choro pode reduzir a pressão emocional e com isso alivia tensões que podem chegar a afetar-nos fisicamente e espiritualmente.Muitas doenças físicas são agravadas por não chorarmos diante desta situação para achar um alivio nas lagrimas, muitos médicos psicanalistas, diz que uma asma nervosa, por exemplo, é muito semelhante ao controle rígido que impedem de você chorar, pode ser um acesso de asma, caracterizado por soluços que as vezes vem quando queremos parar de chorar entre cortados, é como chorar também. Mas tal sintoma não sobrevém o alivio das lagrimas.


Tem o aspecto das enxaquecas e outros sintomas que sentimos ao ficarmos angustiados: Aquele “nó” na garganta, o “peso” no peito, ou quando sentimos que temos uma “cinta” ao redor da cabeça apertando, como fosse um controle em excesso. Só ha uma saída para aliviar alem do choro: Cantai o que fala o Salmista: Cantai ao Senhor, vós que sois seus santos, e celebrai a memória da sua santidade. Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Salmo 30:4-5) O choro pode durar uma noite...mas desaparecerá pela manhã, este amanhã no choro seja uma coisa natural, a sociedade criou vários tabús e restrições. Principalmente os homens que não choram, nem devem nunca chorar em público, tenho escrito sempre este termo que homem também chora, não só nesta hipótese? Que o homem chore diante de uma desgraça, as mulheres tem este direito de chorar em público tais como: Casamento, cerimonias sentimentais, motivos particulares como: Decepção amorosa, sem exceder os limites.


Quanto as crianças citadas na casa da avó, espera-se que se restrinjam suas lágrimas aos momentos de uma dor física, ou mesmo pelo medo, é costume a os adultos repreende-los do choro, e quando repreendidas choram de raiva diante da frustração da infância e serem submisso aos mais velhos pela obediência.


Existem povos liberais para o choro, os italianos não se envergonham de chorar em todas as ocasiões emotivas, e em muitos espetáculos de heroísmo ou patriotismo com justificativa para lagrimas. Até os orientais calmos e controlados acham motivos para suas lagrimas diante de muitas desgraças eles também choram, com direito ao alívio das lágrimas.


Sem exceção todos choramos, bem mais do que confessamos, você pode ser um homem másculo, mas vai derramar lágrimas depois de período de extrema tensão, ao conseguir uma vitória difícil, passar numa prova de vestibular, ou até mesmo nas frustrações da vida não conseguir conter as lagrimas.


Espero que aprendemos lidar com nossos filhos, com vizinhos, e companheiro, do serviço, da sua igreja, com aparência de calma e segurança em Cristo Jesus, enfrentamos coisas catástrofes, sem perder o controle, sem exagero porque isso é desnecessário, chorara em virtude de uma situação que se encontravam: A mãe com os filhos na casa da avó, a avó preocupada com as crianças que não podia chorar pois ela o repreendia e eles tinha medo por serem crianças tinha que obedecer.


A Mulher chorava por causa da música, sua mãe por causa das condições financeira da filha em encontrar um recurso para a libertação de suas que emoções não fosse prejudicial ou constrangedora para ambos.

A Bíblia Sagrada diz que há” Um tempo de chorar”. Eclesiastes 3:1-8

"Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu: tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter, tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de lançar fora, tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz.

Se você escolher cuidadosamente a oportunidade, talvez na igreja ou em um concerto de música gospel, talvez em um cinema como hoje está sendo mostrado nos templo, ou na sua intimidade do seu quarto, como recomendou Jesus: Fecha a porta e ora onde os escribas não te veja, podemos usar esta válvula de segurança onde teus filhos não assistam o teu choro, e tornar-se natural reduzir a pressão de suas tensões. “Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará” (Mateus 6:6-7)

0

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Joel: Minha Salvação está em Cristo Jesus

O Senhor é Deus. l. o filho primogênito de Samuel (1 Cr 6.28). Sendo já Samuel de idade avançada, nomeou para juízes de israel a Joel e ao irmão deste, Abias - mas estes, pelo seu procedimento vergonhoso e corrupção na maneira de administrar, fizeram que se produzisse uma mudança de governo, e fosse ungido Saul para rei. Foi pai de Hemã, o cantor (1 Sm 8.2 - 1 Cr 6.33 - 15.17). 2. Príncipe de Simeão (1 Cr 4.35). 3. indivíduo da tribo de Ruben (1 Cr 5.4,8). 4. Chefe de Gade (1 Cr 5.12). 5. Chefe de Issacar (1 Cr 7.3). 6. irmão de Natã, e um dos heróis de Davi (1 Cr 11.38). 7. Um levita (1 Cr 15.7,11) - talvez o mesmo que o do nº 8. 8. Um levita (1 Cr 23.8, e 26.22). 9. Príncipe da meia tribo de Manassés, ao ocidente do Jordão - ele viveu no tempo de Davi (1 Cr 27.20). 10. Coatitas da tribo de Levi. Ele foi mandado representar a sua tribo, na solene purificação que precedeu a restauração do templo (2 Cr 29.12).11. Judeu que casou com uma mulher estranha (Ed 10.43). 12. o chefe de uma classe de benjamitas, que viveu em Jerusalém depois da volta do cativeiro (Ne 11.9). 13. Profeta e autor do livro que tem o seu nome. É mencionado como ‘filho de Petuel’ (Jl l.1), e nenhuma outra particularidade nos é dada da sua vida pessoal. As freqüentes referências a Jerusalém e a Judá fazem-nos supor que ele era profeta do Reino do Sul, tendo vivido em Jerusalém. (*veja Joel, Livro de).

Todas as citações acima mencionadas são verdadeiras segundo as Escrituras Sagradas, Joel é referencia viva em nosso dias de grandes calamidades, avisos e premunições que não observamos se queremos fazer algo para nos preparar para a volta do Redentor, com vimos com o passar dos tempos ou seculos, o serviço divino na evangelização foi sendo celebrado de formas diversas.

O original estava em primeiro plano como enfatiza o profeta sobre os elementos de um serviço divino que deve existir na igreja, em tempos que a comunidade vivencia o ministerio entre Deus e o Homem. 

Quando se diz "Em nome de Deus, do Pai, e o Filho " isto é a invocação de Deus como nossa segurança, porque no céu Deus é louvado pelos exércitos celestiais (Isaías 6:3 e Ap 4:8-11), na terra em que habitamos temos que lutar para o serviço divinal a fim de fortalecer a esperança na revinda iminente de Cristo e preparar os crente em Jesus para a vinda do Senhor e isso é sagrado.

 Aqueles que faltarem levianamente em suas congregações, e negar ao servir divinamente, põe em risco a perseverança na doutrina dos apóstolos que tanto fizeram, a comunhão, o participar do partir do pão e a oração, como os primeiro cristãos praticavam.

Se voce como cristão deixar de participar ou frequentar o serviço da igreja de Cristo ou com alguma irregularidade sem motivo suficiente que justifique, poderão ter suas bençãos diminuídas, porque está no desejo de diminuir também o recebimento do sacramento e da palavra atuada pelo Espirito Santo, em forma do corpo da Cristo.

Alem do mais, não receber as forças produzidas pela Santa Ceia, e os pecados não lhe são perdoados e voce pode perde a benção inerente ao serviço divino do Filho de Deus pelo os sacramento ou sacramentado diante da Cruz, isto é como quem quer privar Deus da dadiva da oração que lhe é permitida ou pelo prezar está a acumular pecados, independentemente de participar ou não na obra do Senhor, pela obra e graças do Espirito Santo. 
Nos podemos compreender Jesus através das orações, Ele é o Filho de Deus.



sábado, 6 de fevereiro de 2016

NÃO HÁ IGREJA FORA DA IGREJA

Não há igreja fora da Igreja


"Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações, e tanto mais quanto vedes que o dia se aproxima." (Hebreus 10.25)
Qual é o grande e sublime dia que se aproxima? O dia da vinda de Jesus. Todavia o nosso "eu", egocêntrico por natureza, quando não se entrega por si mesmo, diz: quero ser livre! "Rompamos os seus laços e sacudamos de nós as suas algemas!" Este "eu" declara a sua assim chamada individualidade. 

Mas estou profundamente convicto de que, quando o Senhor voltar, desejará nos encontrar – aqueles que são Seus – reunidos, como no dia de Pentecoste, quando veio o Espírito Santo sobre Seus discípulos: "Ao cumprir-se o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos no mesmo lugar." (Atos 2:1)

Você está em comunhão com outros cristãos? Pertence a uma comunidade cristã regida pelas Escrituras? E se no lugar em que você mora não há uma verdadeira comunhão de pessoas consagradas a Deus, por que você não deveria colocar sua casa à disposição para cultos e reuniões de oração? "Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa, e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração." (Atos 2:46).


A verdadeira comunhão com o Senhor, que conduz ao arrebatamento, se expressa visivelmente por meio de perseverante comunhão com outros filhos de Deus. Eis a razão porque a Palavra nos admoesta a que nos congreguemos com regularidade piedosa. 

Por isso jamais ataque a Igreja do Senhor, jamais se permita iludir fora da sua cobertura e jamais se una àqueles que a denigrem, pois o homem e suas vãs filosofias passarão, mas as portas do inferno jamais prevalecerão contra a Igreja de Jesus e contra aqueles que a amam e nela se abrigam.
Seu amigo Pr. Reinaldo Ribeiro

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Oração no Monte Sagrado

Oração de Elias- Quem Salva é Jesus Cristo

31 de janeiro de 2016.

"Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós, e orou com fervor para que não chovesse, e por três anos e seis meses não choveu sobre a terra. E orou outra vez e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto." (Tiago 5:17-18) 

O Ministerio de Elias, hoje é sempre imitado por muitos cristãos, que as vezes embuído pela fé, emotivado pelos acetas, ficam todo tempo em oração no monte.

Muitos enfrentam noites frias, sem condições, sem segurança, onde eu mesmo já ouvi relatos de pessoas que foram assaltadas, estupradas, e até mortas por animais peçonhentos e venenosos, estando longe do que possa ter acontecido com Paulo, que é mordido pela serpente e nada mais que ela ter morrido depois que ele arremessa ela longe a vista de todos e nós debaixo do creador Jesus Cristo.

Sejamos imitadores de Cristo, e não sejamos imitadores de Elias, Elias era um homem escolhido e apontado por Deus, nós somos apontado pelo Filho de Deus, então estamos debaixo de sua graça e misericórdia, Elias era debaixo da graça do criador.

Os 7 Segredos do Profeta Elias
Desde a criação do mundo a relação do homem com o seu Criador, é envolvida por segredos e mistérios que traçam o perfil de pessoas, que confiando em Deus se lançaram na ousadia da fé.
Elias um homem de Deus que fez por meio de sua oração, parar de chover, e fez cair fogo do céu.

Um homem de atitude e de fé que tinha uma vida de oração no monte sagrado, que não se intimidou em obedecer ao rei Acazias que lhe ameaçava enviando duas tropas de soldados para obrigar-lhe a descer do monte, pelo contrário, ele invocou fogo do céu que destruiu todos os soldados. 

"Então rei lhe envio um chefe de cinquenta, com os seus cinquenta. Este subiu a ter com Elias que estava sentado no cume do monte, e disse-lhe: ó homem de Deus desce.

Mas Elias respondeu ao chefe de cinquenta, dizendo-lhe: Se eu, pois, sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinquenta. Então desceu fogo do céu, e consumiu a ele e aos seus cinquenta.

Tornou o rei a enviar-lhe outro chefe de cinquenta com os seus cinquenta. Este lhe falou, dizendo: Ó homem de Deus, assim diz o rei: Desce depressa".(II Reis 1:9-12).

Elias tinha um envolvimento com o Monte Sagrado, o monte Carmelo. Todo o ministério do profeta Elias foi marcado por grandes acontecimentos e operações de Deus através da oração no monte.

1º Segredo: Ouvir a voz do Espírito
O profeta Elias vivia em oração na montanha sagrada. No monte, Elias falava com Deus; profetizava; vencia os seus inimigos; via a glória de Deus, e Deus tratava com ele. Quando Elias se sentiu fraco, cansado, só, o Senhor o chamou para o monte, porque ali no monte, Elias teria um encontro como Senhor Deus Todo Poderoso que sempre lhe deu vitórias no monte santo (I Reis 19:11). Deus trata com Elias no monte, através de uma brisa suave (I Reis 19:11-13).  

"Ao que Deus lhe disse:Vem cá fora, e põe-te no monte perante o Senhor. E eis que o Senhor passou, e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto, porem o Senhor não estava no terremoto; e depois do terremoto um fogo, porém o Senhor o Senhor não estava no fogo; e ainda depois do fogo uma voz mansa e delicada. E ao ouvi-la, Elias, cobre o rosto com sua capa e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. E eis que lhe veio uma voz, que dizia: Que faz aqui, Elias?" (1 Rs 19:11-13)
Explanação:
O culto a Baal, (senhor da vida dos cananeus) teve sua grande difusão em Israel durante o reinado do rei Acabe, sua mulher a temerosa Jezabel, empreendeu grande perseguição a Elias, o profeta do Senhor; matando-os e estabelecendo 450 profetas que porventura promoveram em todo Israel a adoração ao deus Baal apresentado por várias formas de nomes. Apenas, o profeta Elias conseguiu escapar ileso desta perseguição foi o tesbita Elias, vejamos que a situação de Israel daquele tempo são as mesmas dos dias de hoje, cultuam a várias formas de ídolos, são comuns à vida de muitos israelitas. Cada um adotando um deus como manda sua convicção e conveniência no momento, servindo ao Senhor de forma mista e quando chegando Jesus às partes das terras de Cesareia de Felipe, que era uma antiga cidade localizada no sopé sudeste do monte Hermoninterrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os seus homens ser o Filho do homem? (Mateus 16:13).

2º Segredo: Obediência no monte
Deus mandou Elias se apresentar ao rei Acabe porque o Seu povo se desviaria da verdade servindo às idolatrias. Aquele encontro deveria ser no monte Carmelo, pois no monte do Senhor haveria vitória sobre os inimigos. A prova de Elias consistia em preparar dois bezerros em holocausto, um para Baal e outro para o Senhor e aquele que respondesse com fogo, aceitando o holocausto, era o Deus verdadeiro. O povo chegou, Elias preparou a "restauração do altar do Senhor que estava quebrado" O altar representa o lugar de adoração do Senhor. Mas estava quebrado pela desobediência e pelo pecado ao Senhor, outros deuses podem se estabelecerem quando o altar do Senhor está em ruínas. O Senhor Jesus se manifestou em forma humana para restaurar a nossa vida (o altar de Deus)e foi depois que lançou o convite "Vinde a mim vós que estais cansados e sobre carregados e eu vos aliviarei" (Mt 11:28)* (Ap. 18:4 e Lc 16:13)

"E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe: És tu, perturbador de Israel?

Respondeu Elias: Não sou eu que tenho perturbado a Israel, mas és tu e a casa de teu pai, por terdes deixado os mandamentos do Senhor, e por teres tu seguido os baalins.

Agora pois manda reunir-se a mim todo o Israel no monte Carmelo, como também os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal, e os quatrocentos profetas de Asera, que comem da mesa de Jezabel.

Então Acabe convocou todos os filhos de Israel, e reuniu os profetas no monte Carmelo."(1 Rs 18:17-20).
Introdução: O Espírito de Deus ordenou a subida no monte, Elias obedeceu. Elias era temente a Deus, ele sabia obedecer para vencer (I Reis 18:36). Elias compareceu ao Acabe e mandou que ele convocasse todo o povo e os profetas de Baal para uma que subisse ao monte Carmelo.

3º Segredo: Profetizar Elias sempre profetizava no monte sagrado. No monte, Elias disse a Acabe que não haveria chuva, nem orvalho na terra por alguns anos segundo a palavra dele. Lev diz: O 6:12 que está sobre o altar poderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacifica. (Lv 6:12).


"Depois de muitos dias veio a Elias a palavra do Senhor, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe; e mandarei chuva sobre a terra". (I Reis 17:1). E por três anos e seis meses não houve chuva na terra.


Novamente no monte, Elias profetizou que viria abundante chuva e Acabe deveria se apressar porque a chuva já vinha, e a chuva desceu sobre a terra, após a grande seca que já durava quase quatro anos (I Reis 18:41-45).
Elias profetizou que fogo cairia do céu e fogo caiu do céu. (I Reis 18:24-38).

4º Segredo: Coragem para obedecer
Elias era como todo profeta de Deus, um homem ousado. Quando Elias disse que não haveria chuva na terra segundo a palavra dele, ele afrontou o rei Acabe. A partir dali, Acabe procurava por Elias, querendo matá-lo, e Elias corria risco de cair nas mãos dele.

Mas quando o Senhor mandou ir ao encontro do rei, Elias não temeu (I Reis 18:1). Quando novamente, após a derrota dos profetas de Baal, depois da morte do rei Acabe, Acazias seu filho reino em seu lugar e este mandou soldados atrás de Elias, e Elias se encontrava no monte. O anjo do Senhor disse a Elias que descesse para se encontrar com Acazias, Elias novamente não temeu (II Reis 1:15).

O grande segredo da fé, de uma pessoa de Deus está na coragem para obedecer, porque a ordem de Deus te leva a bater de frente com a realidade que está diante de vossos olhos. E para mudar esta realidade, você precisa crer na operação sobrenatural do Senhor e entender que Ele está no controle de tudo (2 Rs 1:15-18) E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam juntos. (Gn 22:8).

5º Segredo: Derrotar o inimigo no monte-  
Observe que Elias vivia em oração na montanha sagrada. No monte Elias falava com Deus; profetizava; vencia os seus inimigos. Elias era estrategista em suas batalhas. Para vencer os seus inimigos, ele os levou para o seu território – o monte Carmelo. O monte era a casa de Elias.

O monte era o campo espiritual que iria garantir a vitória do profeta sobre os seus inimigos (I Reis 18:19).
Existe um mistério muito grande no monte sagrado, e Elias sabia disso. Quando uma pessoa trás o inimigo para o seu campo de batalha, para o lugar de sua fé, não há inimigo que fique de pé.

6º Segredo: Preparar o Altar no monte
A primeira atitude de Elias no monte Carmelo quando ele foi derrotar os 450 profetas de Baal, não foi orar a Deus; não foi profetizar sua vitória; não foi clamar em voz alta como fizeram os feiticeiros de Baal. Elias conhecia o seu Deus e sabia em quem ele estava colocando a sua confiança. Elias sabia agradar a Deus. E a primeira coisa que Elias fez foi reparar o altar (I Reis 18:30).

Observe que já tinha um altar no monte, mas o altar estava em ruínas, e por isso o povo de Israel estava vivendo uma miséria terrível (I Reis 18:30). O Senhor fez vir a seca sobre a terra, porque o altar estava em ruínas, o povo havia parado de sacrificar ao Senhor.

Quando uma pessoa para de sacrificar no altar, o altar fica em ruínas, a glória de Deus não desce mais nesse altar, e assim também é a vida da pessoa que parou de sacrificar. E esta era a situação de Acabe e do povo de Israel. "Oferece a Deus por sacrifício ações de graças, e paga ao Altíssimo os teus votos. Invoca-me no dia da tua angustia, e eu te livrarei, e tu me glorificarás. (Sl 50:14-15).

7º Segredo: A oferta de sacrifício no monte
O altar já estava preparado no monte Carmelo. Chegou então o momento do profeta Elias colocar sobre o altar a sua oferta de sacrifício (I Reis 18:33). O sacrifício no altar era a certeza da resposta de Deus, era a honra dada ao Deus que não falha e que não deixa a palavra do profeta cair por terra (I Reis 8:56).

O sacrifício no altar em cima do Monte Carmelo era o segredo de Elias para envergonhar os seus inimigos. Com o sacrifício no altar no monte sagrado, Elias poderia orar, e clamar que o fogo viria dos céus, e assim aconteceu, o fogo desceu, conforme Elias havia profetizado (I Reis 18:33-39).

Todos estes detalhes apontam para as sete regras em oração de Elias a seguir aponta para a obra do Senhor Jesus, "Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em Espirito e em verdade-(João 4:23).

Comentários: 

1º Oração: Representa as 12 pedras; pedras representativas das 12 tribos de Israel, o povo de propriedade do Senhor no Velho Testamento (Josué 4:4-7) e as igrejas do Senhor Jesus Cristo no Novo Testamento: "Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo" (1 Pedro 2:5).

Elias construiu um altar com 12 pedras para mostrar ao povo de Israel a seu domínio e o direito que o Senhor tinha sobre o seu povo elas eram o memorial que o Senhor tinha estabelecido lembrarem a sua promessa com Israel, em relação a Aliança e a sua fidelidade a Igreja o Senhor tem o mesmo desejo, porque é a mesma Aliança. Disse ele: "Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedires ao Pai ele vo-lo conceda" (João 15:16)


n
2º Oração: Aponta para a separação. O rego que Elias preparou para escoar o sangue e a água-a ponta separação do mundo, para a santificação e consagração ao Senhor Deus, ele requer do seu povo exclusividade. (Ap 18:4). O limite é a comunhão com a sua Palavra de (duas medidas de sementes) Um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de sementes... Um dos símbolos do Espirito Santo de Deus, na Bíblia é a água). 
3º A lenha- tipifica a natureza do homem que precisa ser consumida pelo fogo do Espirito no altar, isto é, no serviço do Senhor. Ao ser consagrado e se entregar na obra do Senhor, ele é como a lenha que queima o sacrifício em adoração ao Pai (Lv 12-13). E (Rm. 6:19).
4º Oração: O novilho; É o Senhor Jesus, que foi sacrificado por nós para que pudéssemos ser restaurados e aceitos pelo Pai, Ele tomou o nosso lugar sobre o madeiro (Gn 22:8) e se tornou a apropriação pelos nossos pecados (1Jo 2:2).

5ª Oração: Quatro cântaros água-Representamos os quatro os Evangelhos, mostrando o comprimento das profecias sobre a Lei na vida de Jesus. São a base da doutrina obre a qual a igreja seria edificada (Mt 16:18). A água representa a Palavra que purifica e refrigera o homem dos seus males e pecados (Jo 15:3)

6ª Oração: Três vezes-Representa presença da Trindade para confirmar a Palavra (1 Jo 5:7-8 e Mt 3:16)

7ª Oração: A resposta com fogo-Aponta para o Batismo com o Espirito Santo, para transformar o homem e selar Obra em sua vida. Ele é o sinal e o penhor da herança de Deus para o servo (Ef 1:13-14), indicando que o Senhor o aceita como filho. Também aponta para o arrebatamento da igreja que acontecerá quando ela cumprir toda a vontade do Senhor.

OBSERVAÇÃO- O sangue do novilho, apesar de não ser mencionado, não pode ser esquecido, pois foi derramado sobre a lenha, o altar de pedras, e escorreu até o rego, misturando-se com água, mostrando que o clamor pelo sangue de Jesus está em tudo na Obra de Deus na vida do homem.