sexta-feira, 13 de maio de 2016

PARE DE SOFRER

Tu, pórem, fala o que convêm a sã doutrina

São comuns nos meios dos cristãos aqueles que ainda não se firmaram em Cristo Jesus buscarem em novos pregadores uma resposta para o que eles procuram, mesmo achando que vão desagradarem ao seu pastor, isso é fascinante a eles.
Me perguntaram depois de um culto de ação de graças, realizado ao ar livre em uma residencia, este culto por ser a casa de um membro (família batizadas), deveria partir do principio quem liderar seria o seu pastor, como abertura e leitura oficial da Palavra.
Mas todo culto foi conduzidos por louvores e preleções de alguns outros, e o líderes espiritual da congregação  ( o anjo da igreja) estava quase na calçada com a família e outros pastores, e alguns minutos depois foi-lhe convidado o pastor para fazer uma oração. Me perguntaram ao terminar a seguinte pergunta: Você gostou do que ele falou? Ele é um profeta que revela muitas coisas de Deus? Olha eu respondi que o rei Saul fazia profetadas, com bases em acromacias, sede um profeta á que devemos acreditar? Ou é na Bíblia ou nas palavras de quem vos fala?
Confesso que fiquei confuso só em ter que suportar aquele volume de alto som do microfone, gritos que exaltavam as pessoas, leituras de texto incompletos e na base que decorava mostrando que era revelações de Deus, citando pessoas de que ia fazer curar as enfermidades e dizendo que via uma volumosa barriga em gestação a caminho na vida de uma senhora, seria ela casada naquele ato? Ou aquele homem que ele prometendo emprego que já estava a porta. 

É ironia querer provar ao povo uma expressão de sentido contrário do que se pretende dizer com o objetivo de diminuir outras denominações religiosas, depreciar ou de louvar e engrandecer. Exemplo: “E sucedeu que, ao meio dia, Elias zombava deles, e dizia: clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; porventura dorme, e despertará” (I Rs 18.27).

Citando o texto bíblico: Pedi, e vos será concedido; buscai, e encontrareis; batei, e a porta será aberta para vós. Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á.Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, se lhe abrirá. (Mateus 7:8). Vejam, o salario dos trabalhadores que ceifam os seus campos, e que vocês retiveram com fraude, está clamando contra vocês. O lamento dos ceifeiros chegou aos ouvidos do Senhor dos Exércitos. (Tiago 5:4)
Uma retorica de uso platônico como retorica e sofismo, falando de intimidades entre casais, e revelando aos pais o que sua filha estaria em fornicação com namorado, revelando cor de peça intima e tons de soutiens que estava usando. Revelar amizades intimas de casais que seja de sua vida pessoal, e não como testemunho e ali era um culto e não um encontro como se fossem um local de pessoas iniciantes ou recuperando de sevicias e manias pecaminosas de desobediência com a família e com Jesus. Relatar procedimento rituais e comportamento judeus, citar que um membro contou que foi beijado na face pelo seu pastor, ora isto é comuns entre cristãos honesto e fiel.
Um costume judeus, e dizer que homem não beija outro homem a não ser seu pai ou sua esposa e filhos. Entre muitos que ali estavam estavam membros que participam de outras denominações por ele citada, no qual ele desclassicou como imoral a condutas de certas igrejas, na prosperidades de muitos ficarem ricos, sem conhece que muitos eram ricos em fortunas e perderam algo e tiveram de catar latinhas mesmo para não perderem nada mais porque conheceram a Jesus, e foram restaurados tudo que perdeu, e tal e tal. Se fossem no tempo do apostolo Paulo os Bereanos explicavam ou falavam analisando as palavras, como está escrito em Hebreus 11:32-40.

Hoje o Brasil está vivendo numa crise e algumas ‘Igrejas’ não estão pregando esse Evangelho, mas a mensagem é: “PARE DE SOFRER!”; e as pessoas sem conhecimento Bíblico encontram nesses falsos líderes uma falsa resposta, negligenciando o fato de que o sofrimento é inerente a vida humana. 

Um pastor verdadeiramente vocacionado por Deus e biblicamente qualificado tem grande autoridade na igreja, mas essa não é uma autoridade secular e governamental que lhe o direito de ironizar outras, é uma autoridade graciosa, com humildade,  e compassiva no sentido de apascentar. A 1 Pedro 5:2-3 é claro sobre o que diz: "Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de animo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho". (1 Pe 5:2-3)

O Movimento Fundamentalista infelizmente tem produzido um grande número de igrejas pastoreadas por homens ímpios, os quais exercem autoridade secular e agem mais na carne do que no Espírito, nós cristãos não precisamos de mediadores para ainda que em 1 Timóteo, ale que a mulher cuide bem de sua casa, mas decisões da casa devem ser resolvidas pela pai e a mãe e não pelo pastor.
 Efésios 6:4. As mães têm a responsabilidade administrar o lar (Tito 2:4-5 e 8). As decisões sobre esses assuntos, obviamente, devem cair sobre os ombros da mãe e do pai. E o pastor não tem autoridade para usurpá-las. Quando ele tenta fazê-lo, acontece o erro e a confusão. 
Sem dúvida, no caso de uma esposa ou pessoa jovem estar na situação de um lar descrente, pode acontecer que ele ou ela deva obedecer ao Senhor e seguir o conselho de um pastor piedoso, em vez do conselho do cônjuge não salvo.  Mas isso difere da situação em que um pastor tenta se tornar Deus nos lares sob a sua observação. 

Nos dizer o que fazer ou conhecer a vontade de Deus para as nossas vidas. Ora, as Escrituras Sagradas nos afirmam que os crentes em Jesus são sacerdotes e como tais possuem livre acesso ao trono do Pai – afirma o pastor, que associa essas práticas ao sincretismo religioso de parte das igrejas pentecostais, que inserem no cristianismo elementos da umbanda e candomblé.
Sinceramente estamos cansados dessas macumba gospel, desse reteté de Jeová que manipula o povo segundo a vontade do profeta – citando uma famosa frase de Martinho Lutero: “Fiz uma aliança com Deus: Que Ele não me mande visões, sonhos, nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer tanto para esta vida quanto para o que há de vir". (Martinho Lutero).
É a Bíblia quem deve nortear a vida do cristão e não as palavras de pessoas que se auto intitulam profetas de Deus. “O Senhor nos deu algo precioso: Sua Palavra, a nossa bússola e Carta Magna, para pautar nossas escolhas e decisões. Na Bíblia, Deus revelou os princípios que regem a vida e os relacionamentos".  Frisou (Pr. Silas Malafaia)
1

quinta-feira, 5 de maio de 2016

ISAIAS 59

Este capítulo descreve uma grande iniquidade que prevaleceria sobre a terra pouco antes da Segunda Vinda do Senhor Jesus Cristo. 
Três testemunhas prestarão seus testemunhos sobre a maldade do povo, primeiramente, Isaías; em seguida o Senhor; e por último, o próprio povo. 

As palavras de Isaías foram dirigidas ao povo na segunda pessoa do plural; as palavras do Senhor foram dirigidas a Isaías, referindo-se ao povo na terceira pessoa do plural; e o testemunho do povo contra si mesmo foi feito na primeira pessoa do plural. 

Este estado de iniquidade é típico de outras épocas de grandes iniquidades, porém na história do mundo não haverá nenhum pior do que o estado de iniquidade nos últimos dias. 

Depois do testemunho destas três testemunhas o Senhor aparece em glória para derrotar um exército que caiu sobre o povo de Sião como um dilúvio, para redimir os penitentes do povo do convênio. 
A glória do Senhor seria vista mundialmente como “um Redentor vindo a Sião e aos que em Jacó se converterem da transgressão”.   
O capítulo 59 descreve a transição de Israel do estado pecador ao arrependimento e libertação.
1) Os versículos 1 até 3 apresentam o testemunho de Isaías sobre a maldade do povo. O versículo 1 começa: “Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir”. Apesar da rejeição do povo, o poder do Senhor de salvar e ouvir Seu povo não diminuiu.
O Senhor, em Doutrina e Convênios, declara que Ele intervém a favor daqueles que creem: “Pois eu sou Deus e meu braço não está encolhido; e mostrarei milagres, sinais e maravilhas a todos os que crerem em meu nome”.   
2) O versículo 2 continua a declaração de Isaías, descrevendo os efeitos dos pecados cometidos pelo povo: “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça”. 

Os versículos 1 e 2 formam um contraste literário, contrastando a retidão do Senhor com a maldade do povo. Deus não abandona Seus filhos; eles se afastam Dele devido suas iniquidades. Tampouco é Seu Poder Onipotente para salvar diminuído por causa da rejeição do povo.
3) "4,5,6. O versículo 3 conclui o testemunho de Isaías: “Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniqüidade; os vossos lábios falam falsidade, a vossa língua pronuncia perversidade”.    
As mãos “contaminadas de sangue” referem-se aos efeitos do pecado na vida do povo, enfatizando-se aqui o mais sério, o derramamento de sangue inocente.  

A mentira também é um sério pecado e uma grande abominação, pois tem a capacidade para destruir indivíduos e nações inteiras.

Comentário:

Numa época de "transição intrínseca acelerada", como esta que estamos vivendo em todo o planeta, parece que a sociopatia começa a tomar conta da sociedade como um todo e querer invadir o reduto sagrado de cada um de nós; justificando o que a Bíblia o "livro dos livros" sugere: "se a grande transformação demorar além do prazo previsto, o que é impossível, até aqueles que já estão preparados se perderão". 
De qualquer forma, numa época historicamente contundente como esta que estamos vivendo em todo o planeta, é mais frequente encontrarmos não a doença  da corrupção por inteiro, mas sintomas ou atitudes sociopáticos os mais variados, como por exemplo: 
"A chantagem, a omissão, a corrupção, a cumplicidade mal intencionada, a perversão de qualquer natureza, a frieza afetiva conveniente, a covardia calculada, a ingratidão, a falta de simpatia, a injustiça social, a exploração do homem pelo homem, a falta de solidariedade, o escândalo, a falta de compaixão, o barulho, a alienação consentida, o silêncio envenenado, a poluição da alma, a traição sem meias-medidas, o narcisismo torpe e desregrado, a hipocrisia, o cinismo, a futilidade, a riqueza pecaminosa, a posse do que morre, o dogmatismo, os sistemas e esquemas profanos em suas diferentes formas, todas as formas do antropocentrismo deletério, o desprezo abominável ao próximo, a Deus e a Jesus de Nazaré", etc, etc; colocando-se o ídolo de barro, o bezerro de ouro, o sistema mercantilista mundial, a vaidade, o sexo, o dinheiro, o instinto de posse e o Ego calamitoso no lugar da essência sagrada da vida. Dá no que dá, e tudo acaba sobrando para todos.
Quando nos confrontamos, em termos de vida e de viver, com um aparente beco sem saída, sobretudo num momento em que nossa ternura em chamas deixa-se magicamente envolver pela realeza insuperável da compaixão de Cristo Jesus, dá a impressão que ficamos irremediavelmente desamparados e que até mesmo a lei da vida, com sua inquestionável soberania, se torna vítima, ela própria, da sociopatia que ela mortalmente combate.

Nem traição de supostos amigos ou aparentes inimigos, que no fundo foram eleitos por nós, com sentimento profundo de melhorias, continuam sendo nossos pedagogicamente necessitados irmãos em Cristo. É verdade que a soberania da lei de Deus tem seu tempo e jeito de se expressar, e nunca falha. Às vezes, é de um momento para outro; sem dúvida.

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Hoje

Referência: Is 59:1 ""EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir." Is 59:1 "

domingo, 1 de maio de 2016

A Bíblia fala

"O SENHOR mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o SENHOR teu Deus." Deuteronômio 28:8

Você tem obedecido os mandamentos

"E SERÁ que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra." Deuteronômio 28:1